AFINAL O QUE QUER DIZER AQUELAS INÚMERAS LETRAS E CODIGOS NO PNEU.
Fonte: Pneus Fácil
http://www.pneusfacil.com.br/
Como saber a idade do
pneu? Qual é o ano de fabricação do meu pneu? Como ler o DOT? Para
saber a idade o data de fabricação do seu pneu você tem que ler o código DOT
que vem estampado no seu pneu. DOT = Department of Transportation, informa
que o pneu está conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código
começa com as letras DOT seguido por duas letras o número que representa a
fábrica onde foi produzido. Depois a três ou quatro números dependendo de
quando foi produzido:

Pneus
produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros
dois números são a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi
produzido e os últimos dois são o ano. Exemplo: DOT AX 3003 30 é a semana 30 do
ano. 03 é o ano 2003.
Pneus antes do ano 2000 so tem 1 dígito para o
ano. Exemplo: DOT AX 148 14 é a semana 14 do
ano. 8 é o ano de 1998
O que é Tread?
onde fica o tread do pneu? O tread do pneu é a parte de fora do pneu
que se desgasta com o tempo. Cada modelo e marca de pneu têm um estilo
diferente de tread dependendo no propósito do pneu. Abaixo há uma foto do
tread de um pneu para carro de passeio.

Como saber se meu
pneu é simétrico ou assimétrico? Para saber saber se o pneu possui desenho
simétrico ou assimétrico, é fácil, basta criar uma linha imaginária no meio
da banda de rodagem, se o pneu for simétrico o desenho será igual nos dois
lados da linha imaginária, por sua vez, se o desenho não for igual, o pneu
será assimétrico.)

Como saber aonde foi produzido o meu pneu? País de
fabricação? Em todos os pneus é preciso constar o país onde foi
produzido. Nos pneus importados, normalmente os dados estão em inglês. Um
pneu fabricado no Japão: Made in Japan, se foi fabricado na Coréia o Sul:
Made in South Korea.)

Como ler a medida de um
pneu? A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste de
largura/rácio do tamanho da parede do pneu comparado com a largura e o raio.
Visualize
qualquer medida de pneu.
Exemplo:
175/70R13 175 é a largura do pneu. 70 significa que a altura da parede do
pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5 13 é o diâmetro do pneu,
neste caso 13 polegadas. R significa que o pneu é radial


O que é o número do Treadwear? Este número pode variar de 60 a 600, quanto
maior o número, mais o pneu irá render. Por exemplo, um pneu Treadwear 400
deveria render duas vezes mais que um pneu com Treadwear 200. Este número
indica quanto seu pneu dura em pistas de testes do governo. Já que ao dirigir
sua velocidade não é estável, e o tipo de pista difere com as pistas do
governo, esse número não será exato. Mas você pode ter certeza que quanto
maior o número do Treadwear o mais vai render o pneu.

O que é a letra de Traction escrita no pneu? O que
significa traction? É
baseado na habilidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não
tem nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias
de tração, AA, A, B e C, AA sendo o mais alto e C o mais baixo.

O que significa as letra de Temperature escrito no
pneu? O índice de
temperatura escrita no pneu indica a habilidade do pneu dissipar o calor e
como lida com o acúmulo de calor. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior. O índice só aplica
a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão escrito
no manual do carro. Inflação, excesso de velocidade ou excesso de peso, faz
com que o pneu esquente mais rápido, causando seu desgaste precoce e,
possivelmente fazendo ele falhar.)

Como ler medidas com “X” na medida? O que significa o
“X” na medida do pneu? É em polegadas? Sim, estas medidas estão em
polegadas. Exemplo: 31x10.5R15 31 é o
diâmetro total do pneu, 10.5 é a largura do tread do pneu, R15 é o
diâmetro da roda. Aprenda
mais sobre este sistema de medida.
Qual é a velocidade máxima do meu pneu? Como saber a
velocidade máxima do meu pneu? Como ler as letras de velocidade no meu
pneu?

Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com
seu pneu veja a tabela de códigos abaixo. Você encontrará uma destas letras
estampada no seu pneu depois da medida. Exemplo: SP Sport Maxx 100Y Y e a letra que
designa a velocidade do pneu, neste caso Y representam 300 km/h na tabela. Sistema automático de
índice de velocidade.
Código |
km/h |
Código |
km/h |
A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 B C D E F G J K |
5 10 15 20 25 30 35 40 50 60 65 70 80 90 100 110 |
L M N P Q R S T U H V Z W (W) Y (Y) |
120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 240 mais
de 240 270 mais de 270 300 mais de
300 |
Qual é o peso máximo que posso por no meu
pneu? Índice de peso por pneu? Como ler índice de peso?

Para saber o peso máximo que você pode por no seu
pneu veja a tabela de códigos em baixo. Você encontrará um destes números
estampados no seu pneu depois da medida. Exemplo: Grandtrek AT3 112S 112 é o número que
designa o peso máximo por pneu, neste caso 112 representa 1120kg. Sistema automático de
índice de peso.
Código |
Kg |
Código |
Kg |
Código |
Kg |
Código |
Kg |
Código |
Kg |
Código |
Kg |
60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 |
250 257 265 272 280 290 300 307 315 325 335 |
71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 |
345 355 365 375 387 400 412 425 437 450 462 |
82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 |
475 487 500 515 530 545 560 580 600 615 630 |
93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 |
650 670 690 710 730 750 775 800 825 850 875 |
104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 |
900 925 950 975 1.000 1.030 1.060 1.090 1.120 1.150 1.180 |
115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 |
1,215 1.250 1.285 1.320 1.360 1.400 1.450 1.500 1.550 1.600 1.650 |
Como saber se o pneu vem com letras brancas ou parede
branca? Estou no site do fabricante, como sei se a medida do pneu que quero
tem letras brancas?

Na
lista de medidas do fabricante vai aparecer as próximas letras, veja o que cada
um significa:
Pneu com Letras
Brancas OWL: Outlined White
Letters RWL: Raised White Letters ROWL: Raised Outlined White Lettes ORWL: Outline Raised White Letters WO: Outlined White Letters
Pneus com Letras Pretas RBL: Raised Black Letters OBL: Outlined Black Letters BL: Black Letters
Pneu com Parede Branca WSW: White Side Wall
Pneu com Parede Preta BSW: Black Side Wall
Quais matérias primas são utilizadas em um
pneu? - Borracha Natural, ou poliisopreno é a base utilizada nos pneus
tornando elastômero - Estireno-butadieno co-polímero (SBR) é uma borracha
sintética que é muitas vezes substituída por borracha natural, em parte
baseado no comparativo dos custos de matérias-primas - Polibutadieno é
usado em combinação com outras borrachas devido a suas propriedades de por
acumular baixo calor - Borracha Halobutyl é utilizado para o revestimento
interior dos pneus tubeless devido à sua baixa permeabilidade de ar. Os
halogéneos fornecem um vínculo com a carcaça que são essencialmente compostos
de borracha natural. Bromobutilo é superior ao clorobutilo, mas é mais
caro - Carbon Black constitui uma percentagem elevada dos compostos da
borracha. Isto dá reforço e resistência à abrasão - Sílica, utilizada em
conjunto com Carbon Black em pneus alta performance como um reforço de
acumulação de baixa calor - Enxofre junta as moléculas da borracha no
processo de vulcanização - Accelerators são compostos orgânicos complexos que
acelerem a vulcanização - Ativadores assistem a vulcanização. O principal
deles é o óxido de zinco - Os antioxidantes e flancos antizonantes evitam
rachaduras devido à ação da luz solar e do ozônio - Tecido de têxtil
reforça a carcaça do pneu
Quantos anos
duram um pneu? Durabilidade do pneu? Qual e a vida de um pneu? Esta é
uma pergunta muito difícil de responder por que depende de muitas variáveis como
a marca, modelo, medida, especialmente a condição da pista e o terreno. As
pistas no Brasil não são muito boas levando aos pneus durarem menos que em
países como Estados Unidos e países da Europa. Veja qual são os maiores perigos a um
pneu.
Quantos anos de garantia têm um
pneu? O tempo de garantia de um pneu depende muito da marca, modelo e
medida. Para saber quanto tempo de garantia têm o pneu específico que você
está comprando por favor verifique na loja em que você estiver comprando. No
entanto, a garantia depende muito de caso a caso.
Qual são os maiores perigos
a um pneu? Situações a evitar? Problemas comuns a um pneu? Até que ponto é
seguro usar um pneu?
Sub-inflação Sub-inflação faz que um pneu se
desgaste mais na parte de fora do tread, deixando a área central do tread
muito menos desgastado.
Excesso de
Inflação Excesso de inflação no pneu resulta na área central do tread
sendo forçado em contato com a estrada causando desgaste rápido no centro e
ombros do tread.
Os Erros de
Alinhamento Um exemplo típico do desgaste provocado por o erro de
alinhamento na roda da frente é um desgaste progressivo a partir de um lado.
O desgaste pode ser sentido por passar a mão em cima do tread da
roda.
Fim de Vida Um pneu atingiu o
final da vida depois de chegar ao padrão mínimo legal de profundidade de 1,6
milímetros. O pneu ainda pode ser usado mais não e seguro usá-lo.
Travagem de Emergência Uma manobra de travagem de
emergência pode causar que os pneus se desgastem rapidamente através do
revestimento causando a perda de ar de dentro do pneu.
Pedaços Objetos afiados podem causar danos
consideráveis tornando um pneu avariado e pode causar que explodão em
velocidades mais rápidas.
Danos de
Impacto Esse dano é causado por um impacto para o flanco. O bojo ou
"ovo" indica a localização do dano.
O
que significa TT? TT significa Tube Type, que indica que o pneu usa
uma câmara de ar por dentro do pneu. Normalmente quando um pneu é TT as
palavras Tube Type vem estampado no pneu. Hoje em dia há poucos pneus sendo
produzidos com a tecnologia TT já que é uma tecnologia antiga que a sido
substituída com ou TL.
O que significa
TL? TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara
de ar por dentro. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem
estampado no pneu.
O que significa as
letras P, LT, ST, T na medida do pneu? Estas letras no pneu são parte
do código internacional de classificação do pneu mas são opcionais então nem
sempre aparecerá estampado no pneu. P:
Indica que e para carro de passeio (Passenger Car). LT: Indica que e para camioneta (Light
Truck). ST: Indica que e para Trailer
especial (Special Trailer). T: Indica que e
para uso temporário, pneu de emergência.
É comum meu pneu fazer barulho? Por que meu pneu faz
barulho? Sim. O barulho causado pelo seu pneu depende muito da pista e
do desenho da banda de rodagem. Cada desenho de pneu faz uma quantidade de
barulho diferente.
É comum meu pneu
vibrar? Por que meu pneu vibra? Não. Se seu pneu vibrar pode ser que
não está calibrado corretamente e dever ser levado a um mecânico
especializado para tê-los calibrado.
É
importante alinhar meu pneu? Por que alinhar meu pneu? Pneus
desequilibrados causam vibrações no pneu e podem causar que os pneus
se desgastem mais rápido e que tenham uma vida mais curta. Também pode causar
danos a suspensão do veículo. É importante que os pneus sejam alinhado quando
primeiro montado na roda do carro o quando haver um reparo o trocou de roda
no carro.
Como encontrar a pressão de ar
do pneu (Calibragem)? Veja onde
Encontrar a Calibragem Ideal do Seu Pneu
Como saber se meu pneu é direcional? Há uma direção
específica para montar meu pneu na roda? Depende do tread do pneu.
Veja os tipos de tread. Pneus com tread assimétrico não tem um direção
específica então podem ser montados apontando para qualquer direção.
Pneus simétricos e unidirecionais só podem ser montados apontando para uma
direção já que é o jeito que o tread foi desenhado para melhor performance.
Abaixo há uma foto de um pneu direcional.

Pneus que
só podem ser usados em um direção normalmente vem com uma flecha estampada no
pneu com a direção em que tem que rodar.


Quais pneus tem letra branca? Clique aqui para ver que
pneus tem letra branca.
Por que um
pneu liso é perigoso? Pneus lisos têm menos tread
e um menor canal por onde água e ar podem passar enquanto o pneu está
girando. Sem o tread, o pneu torna-se mais perigoso em dias chuvosos ou quando
a pista estiver molhada e o motorista estiver em alta velocidade, ocorrerá
que o pneu não irá conseguir dispersar tão rapidamente a água embaixo do
pneu. Quando isso acontece ele irá parar de ter contato físico com a pista,
escorregando na água (em um caso como esse, diminua sua velocidade
gradualmente e NÂO freie o carro).
Como saber se está na hora
de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se meu pneu está muito
liso? Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm
com um indicador de vida, agora, se o usuário irá prestar atenção ou não, é
outra história. Veja a imagem abaixo para entender a expliacação. A maioria
dos penus hoje vêm com uma barinha bem no centro, quando o tread do pneu
chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra
indica quando seu pneu pára de ser seguro.

Ponto amarelo no pneu? O que
significa o ponto amarelo no pneu? Marca de peso? Pelo incrível que
pareça pneus não são fabricados perfeitamente. Normalmente você encontra um
ponto amarelo no seu pneu, este e o ponto mais fino no pneu (área com
menos peso). Isto e importante quando montando o pneu na roda.
Ponto vermelho no pneu? O que significa o ponto
vermelho no pneu? Marca de uniformidade? Como explicado
anteriormente, pneus não são fabricados perfeitamente por isso é bem provável
que você encontrar um ponto vermelho no seu pneu. Este é o ponto mais alto no
seu pneu. Isto é especialmente importante quando montando o pneu na
roda.

É verdade que pneus só têm
letras brancas em um lado do pneu? Sim, pneus que têm letras brancas
só as possuem de um lado (parede), assim, dando a possibilidade de escolha ao
usuário em não usar as letras brancas se ele não quiser. Já que existem
pessoas que acreditam que letras brancas não dão uma aparência muito
profissional, elas têm a opção de trocá-lo de lado, algo que não custará
muito para fazer em qualquer borracharia.
Por que há pêlos no meu pneu novo? Isto é defeito de
fábrica? Os pêlos não são sinal de defeito mas a prova de um pneu
novo. Alguns pneus fabricados saem com estes pêlos do molde mas muitas marcas
raspam os pêlos antes de vender o pneu ao cliente. Este pêlo é causado por o
excesso de borracha que escorre do molde quando o pneu é
fabricado.

Como saber se meu pneu foi
certificado pelo Imetro? Qual é a estampa do Imetro no pneu? Para
saber se seu pneu foi aprovado pelo Imetro (Instituto Nacional de
Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) procure um logo parecido ao
da foto. Do lado do logo da Imetro há um código específico a cada empresa de
pneu. Todo pneu vendido no Brasil tem que ter a estampa do Imetro, se não
tiver, o pneu não foi aprovado para uso no Brasil.

Como saber se meu pneu é tubeless, não usa câmara
da ar? Quase todos os pneus hoje em dia são tubeless (não usam câmara
da ar) mas se você quer ter certeza procure a palavra “Tubeless” estampada no
seu pneu, veja a foto abaixo para saber o que procurar.

O que significa o código que
começa com "E" ou "e" no pneu? Como saber se meu pneu foi certificado para o
mercado Europeu?

Desde de 1997 todos os pneus usados na Europa têm
que ter o código E-mark. Se no código aparecer um e em minúsculo, significa que o pneu foi certificado
para comparecer com as dimensões, performance e marcação requerido pelo
Directive 92/33/EEC. Se no código aparecer um E em maiúsculo, significa que o pneu foi certificado
para comparecer com as dimensões, performance e marcação requerido pelo ECE
regulation 30. O número dentro do círculo é o código do país que aprovou a
certificação. O número fora do circulo ou rectângulo é a aprovação específica
a esse modelo e tipo de pneu. Veja o código E
ou e referente a cada país.
E |
País |
E |
País |
e |
País |
E1 E2 E3 E4 E5 E6 E7 E8 E9 E10 E11 E12 E13 E14 E16 E17 E18 E19 E20 E21 E22 |
Germany France Italy Netherlands Sweden Belgium Hungary Czech
Republic Spain Yugoslavia United
Kingdom Austria Luxembourg Switzerland Norway Finland Denmark Romania Poland Portugal Russian
Federation |
E23 E24 E25 E26 E27 E28 E29 E31 E32 E34 E37 E40 E42 E43 |
Greece Ireland Croatia Slovenia Slovakia Belarus Estonia Bosnia
and Herzegovina Latvia Bulgaria Turkey Yugoslav Republic of
Macedonia European Community Japan |
e1 e2 e3 e4 e5 e6 e9 e11 e12 e13 e17 e18 e21 e23 eIRL |
Germany France Italy Netherlands Sweden Belgium Spain United
Kingdom Austria Luxembourg Finland Denmark Portugal Greece Ireland |
O que é protetor de borda (Rim Protection)? Para que
serve? Primeiro
quero esclarecer que pneu com protetor de borda não é o mesmo que um pneu
Run Flat. Pneu com protetor de borda é um pneu com parede reforçada (parede
mais grossa), que torna mais difícil o pneu rasgar no meio fio o em um
buraco. Normalmente só pneu de perfil 50 para baixo tem protetor de borda.
Pneu com protetor normalmente tem uma parede rígida, pneu sem tem uma parede
flexível. Vejas as fotos abaixo para ver a diferença.

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